sábado, 31 de dezembro de 2011

MENSAGEM DE ANO NOVO

O ano de 2011 chegou ao fim e 2012 já está à espreita.

No que à caça submarina diz respeito e, na minha modesta opinião, o ano de 2011 foi dos piores anos para a prática deste nosso desporto de eleição, por diversos factores , designadamente de ordem natural mas, a própria crise económica que o país atravessa também , directa ou indirectamente, contribuiu para tal.

Quantos fins de semana não pudemos ir ao mar pelo facto das águas estarem turvas em todo o lado?

O próprio  preço dos combustíveis que também não pára de aumentar todas as semanas, no meu entender, este foi um factor que condicionou, e de que maneira, a prática da caça submarina.

Quem não preferia caçar num qualquer spot do norte da ilha onde, supostamente, o peixe abunda em maior número e, devido a este factor económico que acabei de enunciar, para matar o bicho, a costa sul da ilha foi a segunda opção?

Quem não gostava de poder ter usado durante a época um novo equipamento igual ao do camarada “X” ou “Y” mas, por razões de ordem financeira, a situação não se proporcionou?

… enfim!

Pessoalmente, desejo que o novo ano de 2012 nos traga, acima de tudo, saúde e, já agora, nos dê a possibilidade de concretização dos nossos desejos ou, pelo menos parte deles.

Um dos meus desejos para o novo ano de 2012, tem a ver com uma possível alteração à Lei, designadamente o Decreto Legislativo Regional 11/95/M que regula o exercício da caça submarina na Região Autónoma da Madeira.

Na minha opinião, o artº 6º,  nº 2 daquele normativo, no que se refere à regulamentação do diploma e limites de caça (5 peixes/homem/dia) está completamente desenquadrado daquilo que é considerado razoável para a Região Autónoma da Madeira.

Por exemplo, não tem lógica absolutamente nenhuma, o facto de um caçador submarino residente no Funchal e que queira ir fazer uma jornada de caça para o norte, ter de atravessar a Ilha da Madeira, gastar uma “pipa de massa” em combustível apenas para poder capturar 5 peixes!!

No mínimo, é injusto, relativamente à legislação em vigor para Portugal Continental e para a Região Autónoma dos Açores!!

Porque não, 10 peixes/homem/dia, pergunto eu?

  • Será que os prevaricadores continuavam a desafiar a Lei?
  • Será que não haveria uma maior selectividade das espécies a capturar?

Logicamente que sim!

Quer queiramos quer não, a limitação de 5 peixes/homem/dia,  é um factor que condiciona, e de que maneira, a acção do caçador submarino, no que se refere às espécies a capturar, pelo facto da pressão a que o caçador submarino fica sujeito na altura da decisão, por exemplo quando surge a possibilidade de tiro num exemplar que, supostamente “anda a rasar o limite de medida”.

No meu entender, faria todo o sentido o legislador aumentar também como forma de complemento aos 10 peixes/homem/dia, a alteração das medidas mínimas das espécies a capturar, o que evitaria a captura dos peixinhos denominados por “porta chaves”, facilitando assim a reprodução das espécies.

Enfim, um dia destes, com mais calma, vou abordar mais em pormenor este tema que é de extrema importância para todos nós que temos esta paixão em comum – a caça submarina.

Resta-me desejar a todos os leitores do blogue,

Posted by: jotasub

1 comentários:

Escórcio disse...

Antes de mais uma boa tarde. Quero cumprimentar o autor deste blog, pelo excelente trabalho que tem feito. Tens toda a razão. 5 peixes por dia é uma descriminação relativamente a todos os outros pescadores, nomeadamente aqueles que praticam a pesca ludica. Nos Açores e no Continente na pesca submarina é permitido apanhar mais quantidade e não vejo qual o problema de se permitir o mesmo aqui nesta região. É um assunto que deveria ser revisto e alterado. O pescador submarino é acima de tudo um amante do mar, não devendo ser considerado predador. Um predador não é pescador nem gosta do mar. Acreditem que esta é a verdade.
Um bom ano para todos.

Escórcio / Amigo do mar