quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Crónica

A HISTÓRIA DO BODIÃO

há dias, em conversa com um amigo, perguntei-lhe:

“ … é pá como é que tu “rapas” tanto bodião, quando apenas só podes caçar cinco peixes por dia? não tens medo da fiscalização?”

O meu amigo vira-se para mim com uma grande calma e diz-me de mansinho:

“ … ouve lá, nunca ouviste falar acerca daquele ditado que diz que quem não tem cão, caça com gato? “

Digo-lhe eu:

“ … já, mas o que tem isso a ver com a questão que te coloquei? “

Diz-me o meu amigo:

“ … ora bem, nada mais simples! apanhas cinco peixes, corta-os às postas e guardas as cabeças e os rabos. Depois, à medida que vais caçando mais bodiões, corta-os às postas como os primeiros cinco que apanhaste e mandas as cabeças e os rabos fora! simples não? “

volto eu novamente à carga:

“ … tás a brincar comigo, só pode! então e na eventualidade de aparecer a polícia marítima, como é que tu te desenrascas? “

O meu amigo, vira-se para mim e diz prontamente:

“ … então não tás a ver o filme pá? muito simples, junto as postas todas e formo cinco bodiões com as cinco cabeças e os cinco rabos!!! “

“ … Deves pensar que os polícias são “tansos” e vão cair nessa artimanha “, disse-lhe eu com grande naturalidade.

“ … eles vão logo dizer-te que não é possível os bodiões serem assim tão grandes … “ finalizei eu.

E foi então que fiquei de boca aberta com a resposta que o meu amigo me deu.

“ … se os polícias me questionarem acerca do tamanho dos bodiões, eu só lhes digo isto para arrumar com eles: - ainda bem que os senhores polícias estão aqui ao pé de mim, porque se assim não fosse e se eu contasse a outras pessoas que tinha capturado bodiões assim tão grandes, ninguém ia acreditar!!! “

Posted by: jotasub 

 

 

0 comentários: