O LASTRO
Também denominado de chumbo, é utilizado como forma de compensar a flutuabilidade causada principalmente pelo fato de mergulho.
A quantidade de lastro a utilizar, varia de individuo para individuo e depende da sua flutuabilidade natural.
Normalmente, é utilizado 1kg de lastro por cada 10kg de massa corporal do mergulhador.
A forma exacta de calcular a quantidade de lastro ideal de cada individuo é com o mergulhador dentro de água na posição vertical com o corpo esticado, pernas e braços semi-abertos e ir adicionando chumbo até a água ficar abaixo da boca.
O lastro pode ser utilizado sob a forma de blocos revestidos ou não.
O lastro é utilizado, recorrendo a um CINTO DE CHUMBOS ou integrado num COLETE DE CHUMBOS.
ATENÇÃO:
1- Relativamente à segurança, o LASTRO deve ser de fácil evacuação e ao menor sinal de emergência como por exemplo um mau estar súbito, o lastro deve poder ser liberado com um movimento rápido.
2- Os cintos não devem apertar demais, nem ficar largos de modo a subir e descer na zona abdominal. Normalmente são mais usados os cintos de borracha com rabeira para evitar estas situações.
3- O lastro não deve emitir ruidos: por isso deve usar-se nos cintos de borracha para que o contacto entre os chumbos ou a fivela com pedras não denuncie o mergulhador.
4- A desvantagem dos cintos de borracha em relação aos cintos de nylon é que os primeiros estragam-se muito facilmente. 5- O cinto de chumbos dá um maior conforto ao Mergulhador e elimina o excesso de lastro na cintura.
Posted by: jotasub
0 comentários:
Enviar um comentário