sábado, 11 de junho de 2011

Nutrição

Na prática de qualquer actividade desportiva, a alimentação tem como principal objetivo garantir energia para os músculos realizarem os exercícios e manter o açúcar do sangue para que o organismo possa continuar a realizar as suas funções. Além de ter a função de recuperar a energia e os líquidos perdidos durante a actividade. Portanto, o cuidado com a alimentação antes, durante e depois do exercício físico é essencial.

La alimentación en  los buceadores

Uma alimentação correcta é aquela que proporciona um bom estado de saúde ao atleta, que se traduz numa melhoria do seu rendimento desportivo e numa melhoria do seu estado de saúde a longo prazo.

A alimentação deve ser equilibrada, adequada e variada.

Tanto na na caça submarina como em qualquer outro desporto, o aumento das despesas de energia terá de ser sempre compensado com uma boa nutrição antes e depois da actividade física.

No caso particular da caça submarina, devido à constante interrupção de oxigênio por longos períodos de tempo, o que não acontece na maioria das outras modalidades, é muito importante valorizar todo o processo de produção de energia aeróbica e anaeróbica e, por isso, devemos estar bem nutridos.

Os alimentos a ingerir devem ser simples e de fácil digestão e, acima de tudo, equilibrados. Alguns alimentos a ter em consideração são os carboidratos como por exemplo as massas, o arroz branco e a batata. O Peixe também é recomendado, pois dá-nos o alimento e não é particularmente pesado.

A ingestão de açúcar, isoladamente ou em combinação, antes ou depois da jornada de caça submarina é uma das principais fontes de energia para o organismo.

A fruta também é uma fonte de carboidratos. Metade de uma banana antes e depois do mergulho é uma combinação perfeita.

Devem ser ingeridas cerca de 30 gramas de carboidratos após cada jornada de caça para restaurar alguma da dinâmica do músculo (indicativo de uma tigela de 30 gramas com 125 ml de leite de alimentos que contenham mais de 28 gramas de carboidrato e 2,5 gramas de gordura (atenção para os excessos)

Antes do mergulho é proibido o consumo de álcool porque desidrata o corpo, o que significa uma redução da eficácia, câimbras, desorientação, etc.

Pequeno almoço rico em cálcio, carboidratos e vitaminas:
- Uma tigela de cereais com leite desnatado;
- Um Iogurte;
- Fruta (Pera (muito nutritiva e digestiva), Banana (rica em beta-caroteno para evitar o envelhecimento celular) e Laranja (rica em Vitamina C) ou então (kiwi, morango e abacaxi (são considerados tónicos, pois fornecem ferro, ácido fólico e vitamina C);
- Uma colher de Mel;

Posted by: jotasub

0 comentários: