terça-feira, 21 de junho de 2011

Técnica

A CAÇA SUBMARINA EM PROFUNDIDADE

Quando se atíngem determinados patamares de profundidade na prática da caça submarina, isto só é possível graças a um progresso natural do próprio caçador submarino e, NUNCA de forma forçada, pelo que o tempo e a experiência adquirida ao longo de várias caçadas complementadas com um método regular de treino físico, farão com que, a pouco e pouco, nunca descurando a segurança, o caçador submarino se sinta mais confiante das suas próprias capacidades.

A caça submarina a grande profundidade, normalmente é praticada por caçadores submarinos experientes, onde cada um tem a plena consciência das suas capacidades e sabe perfeitamente até onde poderá ir.

A caça submarina a grande profundidade obriga o caçador submarino a usar todas as suas faculdades físicas e psíquicas.

Os primeiros mergulhos efectuados durante uma jornada de caça com mergulhos a grande profundidade, deverão ser feitos em zonas de pouca profundidade, com vista a uma adaptação gradual do organismo.

Há determinados factores que poderão condicionar o mergulho em perfundidade, designadamente a visibilidade, a temperatura da água, ou mesmo a presença de correntes marítimas.

No verão, os mergulhos a grande profundidade são mais rentáveis, pelo facto da temperatura da água no fundo estar mais tolerante.

Relativamente à visibilidade da água, lógicamente que mergulhar com águas claras é mais fácil cair em bons spots do que fazer sucessivos mergulhos às escuras até encontrar o spot desejado.

Num mergulho a grande profundidade com corrente, o esforço na descida e na subida é muito maior.

Se após observar-mos todas estas regras, sentirmos algum sintoma estranho em nosso organismo, que nos alerte de algum possível perigo, devemos abandonar imediatamente estas águas e buscar outras menos profundas.

Vejamos agora os aspectos mais importantes para a pratica da caça submarina a grande profundidade:

  1. Estar de perfeito estado de saúde
  2. Ter boa condição física e psicológica
  3. Realizar os primeiros mergulhos em zonas de menor profundidade para que o organismo se adapte pouco a pouco à profundidade
  4. Ter sempre em mente que a fadiga e a tensão emocional nos podem trair
  5. No fundo, nunca esquecer a distância para a superfície e estar sempre atento aos sinais do organismo com vista à subida
  6. Nunca subir com peso excessivo pois causará excesso de esforço
  7. Em caso de emergência, não hesitar em abandonar o cinto de lastro
  8. Mergulhar fundo, mas sempre vigiado por um companheiro que mergulhe à mesma profundidade

Por fim, é sempre importante lembrar que nenhum peixe por mais grande que seja, vale a nossa vida!!!

Posted by: jotasub

0 comentários: