segunda-feira, 27 de junho de 2011

Técnica

A CAÇA SUBMARINA COM CORRENTE

Ao praticar caça submarina com corrente, podemos optar por entrar num local e sair noutro mais à frente, caçando sempre a favor da corrente ou então, entrar num local, caçar ao sabor da corrente e esperar que o sentido da corrente mude.

É sempre preferível caçar contra a corrente no início do mergulho, quando o caçador submarino ainda tem força e energia, aproveitando o regresso para caçar a favor desta quando a força e a energia já não abundam. Nunca deve ser feito o contrário porque com o peso da bóia aliado ao cansaço, o regresso pode tomar-se complicado.

É aconselhável o uso de pranchas de caça submarina quando se caça com corrente, pois as pranchas provocam menos atrito na água, relativamente às bóias.

Outro factor curioso e não menos importante e a ter em conta quando se caça com corrente é o modo como se deve colocar o peixe no enfião. Todos os peixes devem ser enfiados pela boca e não pelo opérculo pois o hidrodinamismo do peixe (de cabeça para a corrente) é um factor importante a seu favor.

Quando se vai caçar numa zona de corrente, torna-se imperativo consultar uma tabela de marés para podermos saber com o que contar.

Há quem diga o esforço físico é minimizado durante uma jornada de caça submarina com corrente, quando se adopta um sistema de caça em forma de ziguezague, cruzando todo o campo de caça.

O equipamento deve ser limitado por razões de esforço mas deveremos prever algumas situações: a bóia é sempre indispensável para efeitos de sinalização e também como ponto de apoio e transporte de material e do pescado.

Mesmo que a água esteja fria não é aconselhável caçar com corrente com um fato muito espesso ou mesmo com o recurso ao colete, uma vez que obriga ao uso de mais lastro, o que nos torna mais pesados e nos causa maior cansaço e, visto termos de nadar bastante devemos prevenir-nos contra o calor e o desconforto.

É sempre indispensável a presença de um companheiro, pois sempre podem os dois combinar em usar uma só bóia durante a jornada de caça, “dividindo as despesas do transporte da bóia” a meias.



Posted by: jotasub

0 comentários: