terça-feira, 7 de junho de 2011

Técnica

A aproximação ao Peixe

Na caça submarina, a aproximação ao peixe é um factor de extrema importância para o sucesso da captura do peixe.

A aproximação ao peixe tem de ser feita de uma forma muito suave, pelo que a técnica de nado deve ser feita de uma forma suave e sem movimentos bruscos.

É muito importante na aproximação ao peixe, ter em atenção a questão do ruído. A manobra de compensação origina um ruído que espanta o peixe e, portanto, não deve ser feita na proximidade do peixe.

Outro ruído a evitar na aproximação ao peixe e, não menos importante que a manobra de compensação, tem a ver com a acção do caçador submarino no fundo do mar, isto é, o caçador submarino deverá evitar tocar com o equipamento no fundo rochoso, designadamente as barbatanas, o cinto de chumbos os mesmo a arma ou a lanterna.

Na aproximação aos peixes PELÁGICOS (barracudas, cavalas, etc.) é aconselhável deixar que o peixe se aproxime do caçador submarino, pelo facto de serem peixes bastante curiosos.

Para as garoupas e badejos, pelo facto de serem peixes territoriais e ser usual estas espécies protegerem os seus buracos, o ideal é mesmo o caçador submarino chegar perto do buraco e ficar por ali à espera que o peixe venha ver o que se está a passar.

Realtivamente ao Budião, que é uma das espécies mais vulgares da nossa costa, a técnica da caça à espera é a mais eficaz. Na espera, o caçador submarino não deve olhar diretamente, olhos nos olhos, a presa. O peixe vai acostumar-se com a presença do caçador submarino.

Os peixes de passagem podem ser encontrados na descida, a meia água ou mesmo quando estiver no fundo ou na subida, pelo que a calma e o sangue frio é o mais importante nestas situações. É importante para o sucesso da captura que o peixe entre bem no campo de tiro e o disparo deve ser feito com total confiança a fim de garantir o êxito da captura.

Posted by: jotasub

0 comentários: