sábado, 5 de fevereiro de 2011

Técnica


Caça à Indio

O caçador submarino, de acordo com a sua condição física, bem assim como a sua preparação para a jornada de caça, tem ao seu dispor várias técnicas condicionadas pela morfologia dos locais, espécies de peixes existentes e ainda por um grande conjunto de aspectos menos imponderáveis como por exemplo a visibilidade existente, que geralmente é uma surpresa.
Ainda assim, cada caçador submarino poderá desenvolver o seu estilo particular de caçar, definido pelo patamar evolutivo em que se encontra e pelos seu gostos e objectivos pessoais.

Uma das técnicas muito utilizadas na prática desta modalidade é a caça à índio.

A caça à índio, consiste em percorrer o fundo do mar à procura de peixe, como que a rastejar.


A caça à índio, á semelhança da caça ao agachon, requer uma muito boa interpretação do fundo do mar e do comportamento do peixe, no momento em que se está a caçar.


Este é o tipo de caça a adoptar quando caçamos num sitio pela primeira vez, ou no caso do fundo ser muito variado.

Esta técnica exige do caçador submarino um bom conhecimento do local e é tanto mais produtiva quanto mais acidentado for o fundo do mar.

Ao utilizar esta técnica, o caçador submarino está consequentemente a praticar caça ao buraco e muitas das vezes terá que ficar estático, fazendo uma espera a algum peixe que se cruze no caminho, no intuito de que ele fique á distancia de tiro.

O caçador submarino desloca-se no fundo do mar duma forma lenta e silenciosa, de forma a aproveitar todo o tipo de obstáculos para se dissimular, relativamente às suas presas.

Quando achamos um bom sitio, podemos fazer uma curta espera para analisar se anda algum peixe nessa zona.

Em condições de água turva, esta técnica é bastante rentável.



Muitas vezes as condições existentes permitem que nos desloquemos meramente ao sabor da corrente, como que planando, o que nos possibilita efectuar uma progressão bastante silenciosa, o que nos trará grandes vantagens, uma vez que esta técnica aposta essencialmente no factor surpresa.

O material não deve ser muito especializado, isto porque tanto podemos ter que espreitar num buraco, como fazer uma espera.
Há quem use fato camuflado para tentar passar mais despercebido enquanto anda pelo fundo ou faz as esperas.

No caso de apenas levarmos uma arma, deve-se utilizar a arma standard, que é uma arma que basicamente dá para todos os tipos de fundo, com arpão de 130cm.

Se por acaso andarmos a caçar nas laminárias, onde este tipo de caça resulta muito bem, então a melhor opção é uma arma júnior, ou mesmo uma baby de 60cm, desde que tenha força, pois nas laminárias andam muitas vezes os robalos, e outros peixes de maior porte.
Basicamente a caça à índio não é mais do que isto: “ … vasculhar o fundo à procura de peixe “.



Posted by: jotasub

0 comentários: