segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Bricolage

O Arpão


O arpão é um dos elementos da arma que merece um cuidado muito especial:

Em primeiro lugar deve estar direito, como é natural.

Caso a ponta do arpão esteja torta, devemos resolver o problema com a ajuda de um torno e de um martelo ou então com algumas torções manuais, podemos colocá-lo em condições aceitáveis de utilização.

A ponta do arpão, deve estar sempre afiada.

Desta forma manterão mais tempo a sua eficácia, por terem uma base mais larga, por isso mais sólida e resistente.

Podemos ajustar as pontas dos nossos arpões ao tipo de caça para que se destina determinada arma.
Ao afiar-se a ponta do arpão num esmeril, devemos ter o cuidado de não destemperar o aço. Para isto, um recipiente com água, permite o arrefecimento constante do arpão enquanto se executa o trabalho.

A Barbela

arpão2
A barbela deve funcionar solta, mas a trancar na posição de máxima abertura.

Uma barbela demasiado solta, pode fechar no momento em que se entra em contacto com o peixe, durante a sua recuperação.

Com a ajuda de um alicate, damos um aperto nas abas da barbela junto ao troço.

Vamos apertando ou eventualmente alargando, até encontrarmos uma posição em que: com a barbela fechada, ao batermos com a mão a meio do arpão esta abre e fica presa, mantendo-se nesta posição.

Assim, o próprio estrebuchar do peixe faz ativar o mecanismo, com a ajuda do alicate virar a ponta da barbela ligeiramente para cima e os bordos interiores das abas devem ser limados a fim de tirar as arestas cortantes. Estas arestas rasgam mais facilmente o peixe.

Caso seja necessário “encurtar” o arpão, é importante que o furo para a colocação da barbela numa ponta do arpão ou então na outra extremidade para a colocação do monofilamento seja feito exactamente ao centro, de forma a que o arpão fique uniforme.

Aqui fica mais um video bem elucidativo, da forma como devemos colocar mãos à obra, caso seja necessário encurtar um arpão.

  .

Posted by: jotasub

0 comentários: