O Arpão
O arpão é um dos elementos da arma que merece um cuidado muito especial:
Em primeiro lugar deve estar direito, como é natural.
Caso a ponta do arpão esteja torta, devemos resolver o problema com a ajuda de um torno e de um martelo ou então com algumas torções manuais, podemos colocá-lo em condições aceitáveis de utilização.
A ponta do arpão, deve estar sempre afiada.
Desta forma manterão mais tempo a sua eficácia, por terem uma base mais larga, por isso mais sólida e resistente.
Podemos ajustar as pontas dos nossos arpões ao tipo de caça para que se destina determinada arma.
Ao afiar-se a ponta do arpão num esmeril, devemos ter o cuidado de não destemperar o aço. Para isto, um recipiente com água, permite o arrefecimento constante do arpão enquanto se executa o trabalho.
A Barbela
A barbela deve funcionar solta, mas a trancar na posição de máxima abertura.
Uma barbela demasiado solta, pode fechar no momento em que se entra em contacto com o peixe, durante a sua recuperação.
Com a ajuda de um alicate, damos um aperto nas abas da barbela junto ao troço.
Vamos apertando ou eventualmente alargando, até encontrarmos uma posição em que: com a barbela fechada, ao batermos com a mão a meio do arpão esta abre e fica presa, mantendo-se nesta posição.
Assim, o próprio estrebuchar do peixe faz ativar o mecanismo, com a ajuda do alicate virar a ponta da barbela ligeiramente para cima e os bordos interiores das abas devem ser limados a fim de tirar as arestas cortantes. Estas arestas rasgam mais facilmente o peixe.
Caso seja necessário “encurtar” o arpão, é importante que o furo para a colocação da barbela numa ponta do arpão ou então na outra extremidade para a colocação do monofilamento seja feito exactamente ao centro, de forma a que o arpão fique uniforme.
Aqui fica mais um video bem elucidativo, da forma como devemos colocar mãos à obra, caso seja necessário encurtar um arpão.
.
Posted by: jotasub
0 comentários:
Enviar um comentário