sábado, 19 de fevereiro de 2011

Equipamento

Computadores de mergulho

Os computadores de mergulho, à semelhança de muitos outros relógios, surgiram com o desenvolvimento da alta relojoaria e o consequente aperfeiçoamento dos seus componentes.

Diz a história que os primeiros exemplares foram criados por necessidade militar no início dos anos 30, sendo pioneira a marca italiana (com oficina suíça) “Panerai”, fornecendo a marinha italiana até ao final do século. Mas o primeiro relógio especialmente concebido para o mergulho foi mesmo o Omega Marine, de 1932.

Hoje em dia, a utilização de um computador de mergulho não pode ser encarada numa vertente estética mas sim como um investimento na segurança do caçador submarino.

No mar, quando vemos os nossos camaradas equipados com o computador de mergulho no pulso, leva-nos a pensar na seguinte questão:

“… Será que é mesmo necessário um computador de mergulho para a prática da caçasub?”

Pode parecer estranho, mas essa pergunta é realmente válida. Não podemos olhar ao custo do equipamento, pelo facto de ser um excelente companheiro que nos fornece importantissimas informações em determinados momentos do mergulho.
Na realidade, o importante a saber é:

"Qual o computador de mergulho que melhor se adapta ao meu perfil de mergulho."

Esta é que é a questão com que nos devemos debater. É importante conhecer e saber manusear facilmente o equipamento para que, com as informações que nos são fornecidas, possamos tomar decisões rapidamente e na altura certa.

Uma das funções mais importantes do computador de mergulho é o profundimetro, pois é com essa função que controlamos os nossos limites, uma vez que a distância em profundidade é muito enganadora, especialmente em águas demasiado limpas.

Outra função muito importante que este equipamento tem é o cronómetro de superficie / fundo.

Durante o mergulho, ao consultar o computador de mergulho ficamos a saber o tempo de apneia e, pelo facto de conhecermos os nossos limites, logo saberemos cartamente o momento certo para regressar à superficie.

Também há caçadores submarinos que gostam de controlar o seu tempo de descida nos mergulhos em profundidade, com o objectivo de minimizarem o consumo de oxigénio, conseguindo deste modo esticar o tempo de apneia, usando para isso o alarme acústico, outra função muito importante que o computador de mergulho nos oferece.

Numa jornada de caça, o uso do computador de mergulho também nos permite registar a temperatura da água ao longo dos mergulhos, o número total de mergulhos efectuados, o mergulho mais fundo, o mergulho com maior tempo de apneia, o tempo de recuperação à superficie, etc.

A maioria dos computadores de mergulho também nos fornece uma ferramenta muito útil: O histórico de toda a informação é gravado no “pulso” – Logbook e pode ser utilizado mais tarde no computador, bastando para isso o interface desenvolvidos pelas marcas. Com esta ferramenta, em casa, o caçador submarino poderá passar os dados para o seu computador e então poder fazer um estudo das suas performances na jornada de caça.

Para terminar, temos de ter sempre em mente que um computador de mergulho pode ser uma excelente ferramenta que, pela sua utilização nos permite tomar decisões, mas não é porque temos um computador de mergulho que poderemos mergulhar sozinhos. Nunca nos devemos esquecer da regra número 1 do mergulho: “Nunca mergulhe sozinho”.

Posted by: jotasub

0 comentários: