terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Apneia

O que é a APNEIA ?

O termo Apneia designa a suspensão voluntária ou involuntária da respiração ou a interrupção da comunicação do ar atmosférico com as vias aéreas e pulmões.
A prática repetida da apneia determina um aumento neste tempo, resultante da maior capacidade de resistir a ânsia (impulso determinado pelo centro respiratório) sem que lhe haja sido acrescido nenhuma outra capacidade física.
A apneia pode ser prolongada pela prática de hiperventilação que elimina CO2 do sangue e desta forma retarda os impulsos do centro respiratório.
Na blogosfera descobri esta tabela que pode ser muito útil a todos os caçadores submarinos que queiram ver melhorados os seus índices de performance, em termos de tempo de apneia.

apneia_2

Como usá-la:
Na horizontal temos os tempos em apneia e na vertical os tempos de descanso, ATENÇÃO, descanso sem Hiper Ventilação!

Respirando normalmente o quanto for necesssário, comece fazendo os VERDES, por exemplo 30 segundos em apnéia seguido por 1 minuto de descanso.

Repita o processo e se achar muito fácil é só passar um quadro á frente e acima do VERDE inicial (0:45 apnéia por 1:30 descanso).

Se sentir dificuldade é só subir um quadrado em direcção aos AZUIS (0:30 apneia por 1:30 descanso).

Se quiser ir mudando a relação apnéia/descanso, mude de quadrado de acordo com a necessidade, quanto mais para o vermelho mais difícil e quanto mais para o azul mail fácil.

Posted by: jotasub

0 comentários: