sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Técnica

Caça á Espera ou Agachon

A caça á espera, também conhecido por "agachon", é mais exigente do ponto de vista físico do que qualquer outro tipo de caça, pois obriga a que tenhamos que fazer máximo uso da nossa apneia. É também neste tipo de caça que melhor temos que nos camuflar, aproveitando os relevos, as algas e, para isso, nada melhor que usar fatos camuflados.

Dependendo do fundo e da espécie a capturar, a caça á espera ou agachon pode ser bastante exigente a nível físico e técnico, pois pode implicar caçar fundo e com apneias longas.

A técnica do agachon ou espera consiste em despertar a curiosidade do peixe, de modo a que seja este a aproximar-se do caçador.

Para isso, é importante o caçador transmitir confiança no peixe, de forma a que este perca o receio e se aproxime o suficiente para ser capturado.

Ao agachon, podemos caçar o peixe que passa sem se aperceber da nossa presença, ou tentar atraí-lo justamente pela nossa presença.

Na caça ao agachon em águas limpas é essencial uma boa dissimulação e um bom alcançe, por isso é importante o uso de:

- fato camuflado

- barbatanas transparentes

- arma longa

A caça ao agachon tem melhores resultados em fundos rochosos, mas também pode ser praticada em fundos arenosos.

Na caça ao agachon é provável apanhar um peixe de maior porte, por isso é aconselhável a utilização de um carreto na arma.

Convém estarmos bem lastrados, pois este tipo de caça exige imobilidade total em determinadas situações.

Podem-se usar inclusivé, pesos nos tornozelos para que as barbatanas não nos denunciem pela sua flutuabilidade.

Na caça ao agachon é provável que se sinta frio ao fim de algum tempo por causa das longas permanências no fundo.

Dica:

Depois de estar bem dissimulado no fundo,o caçador deve estar virado para o lado onde viu fugir o peixe à superficie ou durante a descida e, de preferência, a favor da corrente e do sol, pois as grandes presas gostam de nadar contra a corrente e a luz sempre ajuda na camuflagem.

A imobilidade total no fundo é fundamental para que o peixe se aproxime do caçador.

Uma boa espera inicia-se com um bom “pato”, seguida de uma descida calma e silenciosa e durante a descida é importante escolher o local para “aterrar”e ali fazer a espera.

O local deve proporcionar o máximo de dissimulação ao caçador (uma pedra alta ou um buraco é o ideal) e pode até servir de apoio ao caçador para se poder agarrar, para não ser balanceado pela força do mar.

Posted by: jotasub

0 comentários: