Desde os tempos pré-históricos sabemos que os povos faziam da colheita de moluscos e crustáceos parte de sua dieta habitual.
Primeiro capturavam os exemplares que a maré baixa deixava a descoberto e, gradualmente, foram descobrindo que abaixo da superfície, havia um promissor mundo.
A necessidade seria superar o medo e começar a exploração submarina.
Logo descobriram que, para além do alimento poderiam ter um sustento vendendo produtos que foram tirados: pérolas, nacre, esponjas, corante, etc.
Primeiro cegos com os seus olhos com água, com a sua flutuabilidade positiva, e com curto espaço de tempo submerso, iam tentando descer a profundidades para capturar algo do fundo.
O sucesso levaria a subsequente descobertas: um rudimentar óculo de concha, um pêndulo de pedra que lhe permitiu descer mais fundo e os ensinamentos de pai para filho para melhorar as apnéias.
Em 1933 Corlieu fabricou as primeiras barbatanas de borracha .
Em 1956 chega o neoprene trazido dos EUA pela Beuchat.
A partir do início de 1960 foram sendo aperfeiçoados as espingardas de borracha e ar comprimido.
Em 1946, foi fundado a APS (Associação de Pesca Submarina) de Barcelona, o clube mais antigo do mundo dedicado à Caça Submarina.
Em 1950 foi organizado o primeiro campeonato da modalidade em Tânger.
Em 1951 foi regulamentada a pesca com natação.
Em 1960 é regulamentada novamente.
Em 1967 é fundada a FEDAS (Federação Espanhola de atividades submarinas).
Nos anos 70 acontece uma grande confusão quando misturaram todos os tipos de conceitos: pesca com escafandro,com explosivos, as grandes capturas.
De 75 a 81 são suspensos todos os campeonatos internacionais.
Em 1983, é publicada por ordem do CMAS, O Livro branco sobre pesca sub que colocaria tudo no lugar, deixando bem claro a exclusiva consideração desportiva.
A alta estima sentida pelos ocidentais em desporto, a simbiose entre homens e mar, a disponibilidade de horas de lazer, voltar a navegar, a cultura tradicional do mar Mediterrâneo, em grande parte perdido desde a Idade Média, fizeram com que os nativos desenvolvessem a Caça Submarina.
Franceses, italianos e espanhóis são os maiores praticantes deste belo desporto.
Os grandes avanços que o material submarino teve facilitou o desporto profissional.
Assim apareceram os grandes e lendários caçadores submarinos, incluindo os espanhóis José Noguera e Juan Gomis, o francês e italiano Escaplez Mazzarri e mais tarde apareceram os espanhóis Amengual, Carbonell, March e Vinha que são hoje considerados por muitos a elite do mundo de pesca submarina, e muitos que com eles formam um grupo desportivo difícil de vencer.
Hoje em dia são milhares os pescadores submarinos espalhados pelo mundo.
Ao seu redor foi criado uma próspera indústria que oferece seus recursos humanos para tornar o ser humano uma criatura marinha como os golfinhos, capazes de escapar do mundo e entrar na vida marinha.
Da fria e da escuridão das profundidades, imponderável e flexível em direcção à superfície, sentindo o seu batimento cardíaco na pequena imensidão do mar, à beira do limite respiratório, em violação de todas as regras de sua evolução natural em animais terrestres, o Caçador Submarino sobe com o que captura com o treino e a coragem permitiram-lhe atingir.
O sucesso da sua acção significa que depois de inspirar o ar na superfície, na direção da profundidade, dobra a cintura e levanta as duas pernas, a partir da imersão, vai ao fundo movimentando as barbatanas e encontra um buraco, liga a lanterna , descobre os peixes, mira e dispara; captura as presas para que não se rasguem, garante que o arpão, a linha e a arma não se prendem e lentamente sobe para a superficie.
De todos os desportos destinados a capturar um peixe, a Caça Submarina é a mais seletiva. Todos os outros desportos são cegos, indiscriminadamente.
Também é limitada no espaço e no tempo: você só pode práticar Caça Submarina em determinados locais e quando as condições meteorológicas e o estado do mar o permitirem.
A Espanha foi sempre a elite mundial deste desporto. Os Noguera, Gomis, Amengual, Carbonell, Vinha, March ... têm conseguido para a Espanha todos os tipos de prêmios internacionais.
Em 1946, o francês Cemana, chegou ao Rio de janeiro com os primeiros equipamentos individuais de mergulho e armas de caça submarina.
O primeiro campeonato de Caça Submarina foi em Angra dos Reis e aconteceu em 1952, organizado por Bruno Hermany.
Em março de 1959, ocorreu o primeiro Torneio Internacional de Caça Submarina.
O Torneio foi realizado entre a baía de Guaratiba e a ponta de Trindade incluindo toda baía de Angra dos Reis.
0 comentários:
Enviar um comentário