domingo, 25 de março de 2012

O BOLO

Hoje, para variar, vou traçar uma pequena simbiose entre a  mitologia grega, a gastronomia artística e a caça submarina.

Ora, quando se fala em gastronomia artística, é evidente que se está a falar de bolos e doces diversos que são produzidos  artisticamente, com muita criatividade e paixão.

De todos aqueles, tal como eu, que nutrem uma enorme paixão pela prática da caça submarina, quem é que naquele dia especial não gostaria de receber um bolo de aniversário alusivo ao seu desporto de eleição – A Caça Submarina?

Cake - Spear Fishing 02

Na verdade, uma obra de arte destas até faz lembrar os tempos de juventude que, de ano para ano, vão ficando cada vez mais longínquos.

Cake - Spear Fishing 06

Pois é, mas voltando um pouco atrás, dizem os catedráticos na matéria que o bolo de aniversário não era mais do que uma homenagem à deusa grega Ártemis, deusa da caça.

Segundo consta,  mesmo sendo a deusa da caça era também a protectora dos animais silvestres, pelo facto de andar sempre acompanhada por eles.
Ártemis usava um arco que, além de representar o símbolo da caça também faz referência a uma fase da lua.

O bolo redondo era uma forma de representar a lua e as velas a luz que ela proporciona.

O bolo de aniversário da altura, não era muito parecido com o bolo de aniversário de hoje, pelo facto de ser uma simples mistura de massa de pão e mel.

Naquela altura, o bolo de aniversário era levado ao templo da deusa em Éfeso, um templo que, aliás, é uma das oito maravilhas da antiguidade.

Depois de algum tempo, o bolo começou a ser usado na comemoração do aniversário das pessoas que, no fundo não era mais do que uma oferenda ao deus que protegiam as pessoas e também um modo de agradecer por mais um ano de vida.

Nos dias de hoje, o bolo de aniversário é visto como uma forma de união social e familiar.

Como não poderia deixar de ser, aqui fica um bolo de aniversário alusivo à marca que, para mim é e será sempre uma referência de peso para a modalidade. 

bolo1

Posted by: jotasub

0 comentários: