Hoje, para variar, vou traçar uma pequena simbiose entre a mitologia grega, a gastronomia artística e a caça submarina.
Ora, quando se fala em gastronomia artística, é evidente que se está a falar de bolos e doces diversos que são produzidos artisticamente, com muita criatividade e paixão.
De todos aqueles, tal como eu, que nutrem uma enorme paixão pela prática da caça submarina, quem é que naquele dia especial não gostaria de receber um bolo de aniversário alusivo ao seu desporto de eleição – A Caça Submarina?
Na verdade, uma obra de arte destas até faz lembrar os tempos de juventude que, de ano para ano, vão ficando cada vez mais longínquos.
Pois é, mas voltando um pouco atrás, dizem os catedráticos na matéria que o bolo de aniversário não era mais do que uma homenagem à deusa grega Ártemis, deusa da caça.
Segundo consta, mesmo sendo a deusa da caça era também a protectora dos animais silvestres, pelo facto de andar sempre acompanhada por eles.
Ártemis usava um arco que, além de representar o símbolo da caça também faz referência a uma fase da lua.
O bolo redondo era uma forma de representar a lua e as velas a luz que ela proporciona.
O bolo de aniversário da altura, não era muito parecido com o bolo de aniversário de hoje, pelo facto de ser uma simples mistura de massa de pão e mel.
Naquela altura, o bolo de aniversário era levado ao templo da deusa em Éfeso, um templo que, aliás, é uma das oito maravilhas da antiguidade.
Depois de algum tempo, o bolo começou a ser usado na comemoração do aniversário das pessoas que, no fundo não era mais do que uma oferenda ao deus que protegiam as pessoas e também um modo de agradecer por mais um ano de vida.
Nos dias de hoje, o bolo de aniversário é visto como uma forma de união social e familiar.
Como não poderia deixar de ser, aqui fica um bolo de aniversário alusivo à marca que, para mim é e será sempre uma referência de peso para a modalidade.
Posted by: jotasub
0 comentários:
Enviar um comentário