O Tiro ao Alvo Subaquático é uma modalidade inserida na FPAS que, na sua maioria, é praticado por atletas praticantes da caça submarina.
O Tiro ao Alvo Subaquático permite ao caçador submarino, durante todo a época, desenvolver o seu potencial ao nível da apneia, bem como permite o aprfeiçoamento da sua técnica de tiro.
O Tiro ao Alvo Subaquático, regra geral, é praticado em piscina de 10X25 metros e obedece a determinadas normas de segurança.
Segundo os regulamentos desta modalidade, a distância entre a linha de partida/chegada e a linha limite de tiro é de 10 metros e a distância entre a linha limite de tiro e o alvo é de 4 metros.
No fundo da piscina é colocado um peso com uma pega perto da linha limite de tiro, onde o atleta irá segurar-se, de forma a garantir a estabilidade do tiro.
Normalmente o alvo é de papel (formato 30cmX30cm) e é colado a uma placa de esferovite com 1 cm de espessura.
Cada alvo é composto por 5 centros em forma de cinco quinas e cada centro constituído por 6 círculos.
Nesta modalidade é obrigatório o uso de máscara, tubo snorkel, barbatanas e touca de natação.
O arpão da arma não pode exceder 1.5 metros e a sua espessura não poderá ser superior a 8 mm e não são permitidos arpões de ponta afiada.
O monofilamento que liga o arpão à arma não poderá exceder os 5 metros, incluindo o comprimento da arma.
O campeonato nacional de Tiro ao Alvo Subaquático engloba três provas distintas, designadamente:
- Prova de precisão
- Prova de biatlo
- Prova de Estafeta
A prova de precisão consiste em realizar em apneia e de forma aleatória, 10 tiros seguidos em 5 alvos (2 tiros em cada alvo), com a mesma arma/arpão e com retorno obrigatório à superfície entre cada tiro, sem percurso de natação e num tempo inferior a 10 minutos.
A prova de biatlo consiste em realizar 5 vezes, sempre em apneia (1 vez para cada um dos 5 alvos) o seguinte procedimento: Percurso de 10 metros cronometrados, ida e volta em apneia com um tiro no alvo.
A prova de estafeta é realizada por equipas de 3 atletas em que cada um realiza, à vez, o seguinte procedimento: Percurso de 10 metros, ida e volta em apneia, intercalado com um tiro no alvo, sempre em apneia.
Um dos concorrentes atira uma vez em cada um dos 5 alvos, nos centros superiores, o 2º concorrente atira uma vez em cada um dos 5 alvos, nos Centros inferiores e o último concorrente atira duas vezes sobre o centro do meio.
A prova será cronometrada sem interrupção, e termina apenas quando o alvo apresentar 6 impactos válidos.
Link do Regulamento: www.forum-mergulho.com/attch/Tiro_Sub_Regulamento.doc
Posted by: jotasub
0 comentários:
Enviar um comentário