sábado, 26 de março de 2011

Técnica

SAIR DA PRAIA OU DO CALHAU À BARBATANA

Quem sai da praia ou do calhau à barbatana, normalmente conhece bem o local ou a zona onde se vai desenrolar a sua jornada de caça.

É importante o caçador submarino saber se a zona para onde tenciona ir caçar é uma zona com algum tipo de restrição e, para isso, nada melhor do que consultar previamente a Capitania ou a Polícia Marítima local.

Quando optamos por sair da praia ou do calhau à barbatana, temos sempre a possibilidade de poder melhorar a nossa condição física, bem como nos permite aumentar a nossa resistência à fadiga e, acima de tudo melhorar a nossa aquacidade.

Sair à barbatana, permite-nos explorar ao pormenor toda a zona de caça, o que significa que vamos ter de pedalar bastante e, por isso é aconselhável o uso da PRANCHA DE CAÇA para nos facilitar no transporte do material, como por exemplo a arma de reserva, o saco de rede, o enfião, o saca arpões, etc e ainda o nosso alimento (barras energéticas) e bebida (água ou revitalizadores energéticos) que é muito importante.

ATENÇÃO que a nova legislação obriga o caçador submarino a trazer consigo a licença de caça e, por isso, a mesma deve ir acondicionada dentro de um saco estanque amarrado à bóia ou à prancha.

Nunca é demais lembrar que devemos sempre ter consciência dos nossos limites e das nossas capacidades e acima de tudo, devemos saber exactamente quando estamos a chegar ao nosso limite de cansaço.

Para a segurança do próprio caçador submarino é sempre muito importante trazer sempre consigo UM APITO, na eventualidade de acontecer algum imprevisto que não consiga resolver sozinho.

Também é muito importante o caçador submarino conhecer bem o sítio onde entra e sai da água.

DUAS REGRAS MUITO IMPORTANTES:

1º NUNCA ENTRAR NA ÁGUA SOZINHO

2º NUNCA ENTRAR NA ÁGUA COM A ARMA CARREGADA

É igualmente importante ter sempre muita atenção às alterações que podem ocorrer durante as jornadas de caçasubmarina, designadamente as correntes, a ondulação e mesmo a possibilidade de formação de nevoeiro.

No caso de formação de nevoeiro e, em consequência, nos desorientarmos, nunca nos devemos esquecer que podemos acompanhar sempre o sentido da ondulação para chegarmos a terra.

Se a ondulação estiver forte à saída, podemos aproveitar as ondas e contar os “sets“ (conjunto de sete ondas), uma vez que a força da ondulação, por norma, diminui a partir da sétima onda, altura essa que devemos aproveitar para sair da água.

Posted by: jotasub

0 comentários: