terça-feira, 10 de janeiro de 2012

O PATINHO

Há uns anos atrás, quando me preparava para combinar com o meu companheiro de então das lides de caça submarina para mais uma jornada no fim de semana que se avizinhava, diz-me ele, de repente:

“ … É pá, desculpa lá, mas não posso porque já tenho uma caçada combinada com uns amigos … ! “

… desconfiei, mas como diz o velho ditado que “ amigo não empata amigo “, apenas me restou desejar-lhe boa sorte para a sua pescaria.

Mal sabia eu que a pescaria dele ia ser outra …

Como não tinha mais ninguém para me acompanhar naquele fim de semana, pelas 09:00 horas de sábado,decidi avançar sozinho para a Atalaia com o objectivo de fazer o gosto ao dedo.

Em pouco mais de três horas, já tinha o enfião bem aviado com peixinho fresco e decidi sair da água e voltar para casa.

Quando cheguei ao carro, tomei o “banho de jerrican” do costume e mudei de roupa.

De seguida, telefonei para a minha mulher a perguntar se era necessário ir comprar alguma coisa ao hipermercado, tendo recebido “ guia de marcha “ para ir comprar pão.

Quando saí do hipermercado, decidi ir atestar o carro às bombas de gasolina que fica localizada nas imediações e, de repente, o João, o tal companheiro de caça submarina da altura, manda-me um “mms“ com uma imagem de um ATUM!!!

Fiquei estupefacto com o que estava a ver e, sem perder tempo, telefonei-lhe logo a perguntar onde é que ele estava para poder então visualizar, in loco, o pelágico.

Ele disse para ir ter com ele ao Bar onde costumávamos beber a nossa coca cola do costume, no final das jornadas de caça submarina.

Mal cheguei ao local combinado, já o João estava com o Ricardo, outro amigo, e já com ele na mão e ao mesmo tempo a dizer: “ … olha para isto … “

Um ATUM!!!

É verdade!

Era mesmo um ATUM para aí com uns 10 / 15 quilos, sem exagero e furado na “cabeçorra” e tudo como manda a Lei!!!

Fiquei desconfiado e perguntei-lhe: “ … não é possível! como é que em pouco mais de três horas, apanhaste um bicho destes, bandido? “

O Ricardo só se ria!!

Respondeu-me o João, com grande classe: “ É fácil jovem! Na peixaria de mercado de Santa cruz, eh, eh, eh… “

Depois de nos rirmos todos à grande, de copo na mão, o João acabou por me confessar que não tinha ido ao mar e que já tinha preparado, juntamente com o Ricardo, esta “brincadeira“ para mim.

Caí que nem UM PATINHO!!!

Posted by: jotasub

0 comentários: