terça-feira, 13 de setembro de 2011

Técnica

PENDULO ou SPUTNIK



O PENDULO ou SPUTNIK é uma ferramenta indispensável para o caçador submarino que gosta de explorar águas mais profundas.


Como é que o SPUTNICK deve ser utilizado e de que forma se poder tirar dele o máximo proveito são duas questões que importa saber.



O recurso ao SPUTNIK, por norma, é feito por caçadores submarinos mais experientes, cujo objectivo é alcançar mais facilmente e, em segurança, profundidades abaixo dos 30 / 40 metros.


Para o caçador submarino poder sentir-se confortável a caçar abaixo dos 40 metros de profundidade, torna-se imperativo o uso do SPUTNIK, salvo raras excepões.



No mergulho em profundidade, normalmente é utilizado o SPUTNIK ligado a uma boia ou a uma embarcação através de um cabo de cor visivel.


COMO CALCULAR O PESO DO PENDULO EM FUNÇÃO DO CAÇADOR SUBMARINO:


A quantidade de peso total do SPUTNIK não deve ser maior do que aquele que é utilizado numa descida normal, ou seja, se o caçador submarino normalmente desce com 6Kg no cinto de chumbos para ficar neutro em -10 metros, deve retirar 3Kg de peso ao cinto de chumbos e passar os 3Kg para o pêndulo. Isso baixará a zona neutra para -18 a -20 metros sensivelmente, reduzindo o gasto energético com a subida.


ATENÇÃO:


O SPUTNICK deve ser sempre encarado como uma ferramenta de segurança nos mergulhos em profundidade e não como um meio para alcançar mais depressa profundidades que possam por em risco a vida do caçador submarino.


O recurso ao SPUTNIK deve ser sempre explorado através do sistema de duplas, isto é, enquanto um caçador submarino mergulha, o outro permanece à superficie a fazer segurança ao colega e recolhe o cabo.


Na descida, é muito importante o sincronismo entre o caçador submarino que vai mergulhar com aquele que fica a montar segurança, por exemplo, um sinal previamente combinado, pois permite que o SPUTNIK seja largado justamente na hora que o caçador submarino for iniciar o mergulho.
O cabo só deverá ser recolhido após o caçador submarino voltar à superficie, pelo facto do cabo poder ser usado para auxilio na subida e marcar o local da descida.


Ao mergulhar com o auxílio do SPUTNIK, o caçador submarino economiza oxigénio e o desgaste fisico na descida é reduzido, ganhando assim desta forma mais algum tempo de apneia.


Também com esta técnica, a aproximação ao peixe é feita duma forma mais silenciosa, aumentando assim as probabilidades de êxito da captura.




Antres de mergulhar num determinado spot, é importante verificar previamente se o carreto tem fio suficiente para se poder recuperar um peixe a determinada profundidade, porque não deve ser nada agradável acabar o fio antes do caçador submarino chegar à superficie.


Contudo, é importante saber “controlar” o risco e saber “travar” a confiança, uma vez que à medida que a experiência aumenta, pode haver uma tendência para se querer caçar mais fundo.


DUAS REGRAS DE OURO:




  1. Não se deve usar o sputnik em profundidades que não se consegue lá chegar sem o seu auxílio.


  2. Apenas deve ser usado para aumentar o tempo de fundo.


Posted by: jotasub

0 comentários: