sábado, 3 de setembro de 2011

Técnica

LIRIO OU CHARUTEIRO



O LIRIO OU CHARUTEIRO é um peixe inconfundível para qualquer caçador submarino experiente.


Trata-se de um peixe que apresenta uma faixa colorida, de cor amarelada ou acobreada e que se estende ao longo de todo o flanco, desde a mandibula ao lobo superior da barbatana caudal.


Este peixe tem ainda a particularidade de apresentar uma linha negra de cada lado, que passa pelo olho, unindo o maxilar superior ao topo da cabeça, formando um “ V “.



O LIRIO OU CHARUTEIRO é um peixe de água livre e os seus exemplares juvenis, costumam deslocar-se em cardumes muito numerosos e quando atíngem o estado adulto, formam cardumes mais pequenos.



Na captura dos grandes exemplares, é fundamental que o caçador submarino esteja em boa condição física e psicológica, pelo facto deste tipo de peixe ser um predador por natureza e frequentar zonas de forte corrente e profundidades consideráveis.


Normalmente, os LIRIOS OU CHARUTEIROS são frequentemente encontrados em baixas afastadas da costa e em cotas abaixo dos 20 metros de profundidade.


Para estas aventuras, é importante o caçador submarino, previamente, treinar a sua técnica de nado, sobretudo nadar muito em situações de contra-corrente e por longos periodos, com o objectivo de adaptar as pernas ao esforço físico a que a corrente nos obriga.


Como estas capturas são efectuadas a profundidades consideráveis, é fundamental o treino regular de apneia em piscina durante todo o ano.


Regra geral, o LIRIO OU CHARUTEIRO pode ser capturado de três formas diferentes, a saber:




  1. Coulée – Caçar na descida


  2. Caça á espera em água livre


  3. Em baixas afastadas da costa

São três os momentos mais importantes na captura do LIRIO OU CHARUTEIRO e que o caçador submarino tem de dominar na perfeição para obter o sucesso desejado:




  • A detecção do peixe


  • A aproximação ao peixe


  • O tiro


Posted by: jotasub

0 comentários: