10 DICAS PARA MELHORAR AS NOSSAS CAPACIDADES
1. TER O EQUIPAMENTO ADEQUADO
Isto não significa que tenhamos de adquirir o melho equipamento do mercado, mas sim aquele que nos permita praticar a modalidade, de forma cómoda e segura.
2. CRIAR UM DIÁRIO
No diário são apontadas todas as informações relativas a cada jornada de caçasubmarina, designadamente as condições meteorológicas, as marés, as correntes, o registo dos pontos (coordenadas GPS), as capturas realizadas, etc, etc, para poder-mos posteriormente fazer um replay da jornada.
3. MANTER-SE INFORMADO
Outrora os caçadores não divugavam os seus segredos, os seus saberes mas hoje em dia,com a internet, revistas, dvd´s, livros, tudo isto são boas fontes de informação, o que nos permite estar sempre actualizados.
4. SAIR REGULARMENTE PARA O MAR
É importante sair para o mar com bastante frequência durante todo o ano e não só quando a água está clara, até porque é a caçar em condições dificeis que se aprende e se desenvolve as nossas capacidades.
5. MELHORAR A CONDIÇÃO FÍSICA
Uma regular actividade física, por exemplo corrida, ciclismo e natação aliadas a uma vida regrada e a uma alimentação equilibrada, sem dúvida de que o progresso na modalidade irá consolidar-se de uma forma mais célere.
6. ALTERAR HÁBITOS E FAZER OUTRAS COISAS
É importante diversificar as experiências. Sair para o mar à barbatana é bom mas se um ou outro dia sair-mos de barco tornar-se-á melhor. Para quem está familiarizado na caça a pouca profundidade nunca é demais experimentar a técnica de caça a grande profundidade. Aqui ficam estes dois exemplos.
7. FILIAR-SE NUM CLUBE
Ao fazer parte de um clube federado, há sempre a possibilidade de poder treinar natação e/ou apneia em piscina num periodo pós laboral, o que é muito bom, em termos de aquacidade.
Isto, para não falar da vantagem que temos em criar contactos através de novos relacionamentos com outros companheiros do mesmo meio e além disso, o mais importante: o gosto pela competição.
8. PARTICIPAR EM CURSOS OU WORKSHOPS
O mais frequente são os CURSOS DE APNEIA que, sem dúvida, nos permitem entrar num mundo extraordinário e que, sem dúvida, é deveras importante para a formação do caçador submarino.
Aliás, na minha modesta opinião, além da licença de caça sumarina, deveria ser também obrigatório para se poder praticar a CAÇA SUBMARINA o curso de mergulho desportivo em apneia – nível 1e 2. ministrado pelos instrutores da FPAS – FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ACTIVIDADES SUBAQUÁTICAS.
9. COMPETIÇÃO
A competição é e sempre foi a melhor escola de aprendizagem, quer ao nível da educação, da cultura ou do desporto e a caça submarina não é excepção à regra.
A competição em si, obriga-nos a superar todas as nossas capacidades e em consequência, obriga-nos a ser cada vez mais profeccionistas na nossa técnica.
10. NUNCA IR PARA O MAR CAÇAR SOZINHO
Esta é a regra de ouro, em termos de segurança para quem pratica esta modalidade e nunca é demais tê-la sempre presente nas nossas mentes.
Posted by: jotasub
0 comentários:
Enviar um comentário